segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O seu Ano Novo

O início do ano é marcado, entre outras coisas, pelas promessas que fazemos a nós mesmos de como seremos melhores dali em diante, de como vamos ler mais, estudar mais, gastar menos, aprender outro idioma, começar a dieta, entrar na academia ou ver aquela centena de filmes, por exemplo. Essas mudanças exigem disciplina e concentração.
Se se identificou com algo que foi dito até aqui? Acalme-se. Mesmo que provavelmente você já tenha algumas listas do que vai fazer em 2014 (e acumule  tarefas não cumpridas de anos anteriores), há solução. Se liga nas dicas:

Mini metas
Em algum momento do dia, pare e pense no que é necessário fazer no dia seguinte. Trace mini metas, fáceis de serem cumpridas e que darão gás para seguir adiante. Por exemplo, ao invés de “Ler o livro em um mês” use “Ler o capítulo 12, hoje”. O sistema de metas tem como vantagem a sensação de recompensa trazida pelo cumprimento dos objetivos. Logo estará se organizando bem melhor. Aproveite e aja. Provavelmente, ninguém te conhece melhor que você mesmo, então tente não se cobrar tanto e nem se permitir descanso demais. Aliás, tentar se conhecer melhor é uma boa tarefa para 2014 (poderíamos falar mais sobre jornadas de autoconhecimento, mas é melhor deixar pra outro post).

Horários
Experimente ficar em paz com o relógio. De fato, os dias parecem passar cada vez mais rápido, não importa o que façamos, mas o grande desafio é se acostumar gradativamente a estar dentro do tempo. Estabeleça horas para terminar seus trabalhos, como se não houvesse outro momento. Boas situações para começar: demarcar horários para dormir, terminar um texto ou sair da internet (depois de ler esse blog, obviamente).

Memória
Se você não é bom de memória, não tenha receio algum de recorrer a uma agenda. Seja a tradicional de papel ou a do celular ou tablet. Manter-se organizado e inteirado sobre o que deve ser feito é fundamental. Outra dica interessante é escrever as mini metas que conseguiu cumprir naquela semana para se lembrar do que tem dado certo. Mais um artifício válido é o uso do post-it, sempre útil para lembrar de uma data ou compromisso.

Além disso, não permita que as tarefas se acumulem e estimule diariamente o poder de definir prioridades. Geralmente, pessoas da área de comunicação têm a cabeça multifocada em um milhão de assuntos, mas é preciso escolher o que fazer e em que momento. Não significa, porém, que não seja bem vindo o devaneio típico dos cérebros comunicólogos. Enlouqueçamos com moderação.

Caro leitor, esse post não tem a cara de um texto pra primeira semana do ano? Era pra ser. Isso demonstra que este que escreve também precisa rever sua relação com prazos, mini metas e memorização.

Não faz mal: façamos dessa semana a primeira, mais uma vez. Pode ser hoje o dia da grande mudança. Comece a tirar seus projetos, ideias e sonhos do papel. Por que não agora? Não é tarde, não é cedo. 
O seu ano novo começa quando você quiser que ele comece.


Douglas de Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário