quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lista #3 - 10 Filmes Sobre Jornalismo

   O cinema costuma a ser o primeiro contato de muitas pessoas com universos completamente diferentes do seu. No meu caso nem consigo lembrar o que me fez tomar a decisão de ser jornalista. Ainda assim, posso apontar que por volta dos 13 anos ser uma editora chefe de uma certa grande revista de moda em Nova Iorque parecia o único caminho aceitável, talvez por influência de vários filmes. Pelo menos posso afirmar que isso mudou bastante em 2012, quando entrei na faculdade e vi mais filmes.
   Alguns filmes sobre jornalismo são "bíblias audiovisuais", outros são chacotas com orçamento e casting muito bons. Separei 10 filmes que eu já vi sobre jornalismo e acredito que todo jornalista deve assistir e então decidir se quer seguir a profissão - talvez ajude na crise da habilitação para quem se despede do ciclo básico.

1- Todos os Homens do Presidente
Clássico. Te faz querer ser aquele jornalista-super-herói, que tem uma mente mais rápida que um campeão de Tetris e faz grandes descobertas para a humanidade. 



2- Cidadão Kane
Outro clássico, nem deveria mais entrar em listas sobre jornalismo porque é o maior clichê de todos (você vai aprender isso quando entrar na faculdade e ser obrigado a ver esse filme. Mais de uma vez.).



3- Boa Noite e Boa Sorte
Eu vi esse filme antes de entrar na faculdade na idade errada, não vi tanta graça. Vi assim que entrei na faculdade com idade suficiente para ver um filme em preto e branco sem me distrair com meu próprio cabelo, infinitamente melhor.

 

4- Capote
Especialmente bom se você quer ser jornalista e escritor. Jornalismo literário da melhor qualidade.


5- Frost/Nixon
Aqui você provavelmente vai querer ser um entrevistador, ter um talk show, ou algo do tipo. Acho que não existe melhor inspiração.


6- Syriana
Bom filme, boa história, muita teoria da conspiração e investigação.


7- O Âncora
Eu poderia apenas escrever a letra de "Afternoon Delight" mas tomaria muito espaço. É engraçado, veja. 


8- War Photographer
Se você gosta de fotografia é nesse momento em que decide ser fotojornalista - ou pelo menos te faz considerar a possibilidade.


9- Medo e Delírio
Na verdade esse filme vem em 9º por causa do 10º filme, como uma introdução pessoal. É o rockstar da lista, baseado no livro que leva o mesmo nome em inglês (Fear and Loathing in Las Vegas) do jornalista Hunter Thompson. Puro jornalismo psicodélico, se isso existir. 


10- Quase Famosos
Esse filme pode não ter sido A razão de eu querer ser jornalista, mas ele sempre me lembra o motivo pelo qual eu decidi ser jornalista.



   


   Acha que faltou algum filme? Concorda comigo? Discorda de tudo? Conta pra gente.



Wenny Milzfort

Nenhum comentário:

Postar um comentário