terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Comunicação Empresarial


Depois de algumas postagens mais descontraídas, hoje trataremos de um assunto pouco explorado no ramo da comunicação. A comunicação em empresas emprega diversos estagiários e profissionais formados, seja jornalistas, publicitários ou produtores e esse texto apresenta uma parte da Comunicação Empresarial.


Texto de Camila Wunderlich e Raphael Saavedra

• O que é Comunicação Empresarial?


“A comunicação organizacional é um instrumento fundamental, não apenas para permitir a construção de uma imagem favorável da empresa, mas algo imprescindível ao sucesso da organização, inclusive, ou principalmente, no apoio de seus objetivos mercadológicos, ainda que de forma indireta.” (Citação retirada do artigo de Meire Nery, publicado no blog: Voz da Comunicação http://vozdacomunicacao.blogspot.com, em 15 de julho de 2010.)

Ainda há hoje certa resistência, por parte de algumas instituições, quanto à importância da “comunicação” enquanto setor produtivo de uma instituição. Ehling (apud DUARTE, 2010, p.102) constatou que, diferentemente de outras funções organizacionais (marketing, finanças etc.), as atividades de comunicação e de relacionamento com a mídia não são vistas como uma função econômica.

Ehling diz, ainda, que numa visão atual, desenvolvida por Cutlip, Center e Broom, a atividade de comunicação empresarial, antes de tudo, é: “Instrumento de gestão e de apoio à tomada de decisão, que identifica, estabelece e mantém relacionamentos proveitosos mútuos entre a organização e seus vários públicos, dos quais depende o sucesso ou fracasso de qualquer organização.”

 • Comunicação Interna

Por comunicação interna entende-se toda a atividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informação entre os atores organizacionais. Nela destacam-se, sobretudo as atividades de seleção e distribuição de notícias, a produção e gestão de conteúdos multimídia, a organização de atividades de formação como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.

Os principais objetivos da comunicação interna são:

- Tornar influentes, informados e integrados todos os funcionários da empresa;
- Possibilitar aos colaboradores de uma empresa o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho;
- Tornar determinante a presença dos colaboradores de uma organização no andamento dos negócios;
- Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para o público interno.

 • Comunicação Externa

A comunicação externa compreende toda a informação que esteja relacionada com as atividades desenvolvidas pela empresa. Essa informação vai no sentido de promover a imagem da organização e divulgar na imprensa tais realizações. Cabe a comunicação externa a gestão dessa imagem, bem como a transmissão de informações institucionais para todos os que contribuem de alguma forma par ao desenvolvimento da empresa.

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para a comunicação externa, são elas: entrevistas individuais e coletivas, sugestão de pautas de interesse da imprensa, encaminhamento de notas para colunistas, sites e portais rápidos e esclarecedores, redes sociais (blogs, Facebook, Twitter etc.) etc., mecanismos que podem garantir eficiência e consistência da informação.

 • Distinção entre Jornalismo e Relações Públicas na Assessoria de Imprensa

No começo, Assessoria de Imprensa era apenas o serviço de administração das informações jornalísticas, e do seu fluxo, das fontes para os veículos e vice-versa. (basicamente o clipping).

Os primeiros relatos de assessoramentos de que se tem notícia surgiram nos Estados Unidos a mais de cem anos. Lá, a função é exercida por profissionais de comunicação, RP ou jornalista. Já na Europa, a assessoria de imprensa tem funções específicas e é entendida como uma atividade de Relações Públicas, incompatível com o jornalismo. Os assessores europeus não podem exercer o jornalismo e nem são considerados jornalistas.

No Brasil, a atividade de Assessoria de Imprensa também foi iniciada por profissionais de RP, mas diferentes situações fizeram-na migrar, nos anos 80, para a área do jornalismo. A migração do jornalista para as Assessorias foi impulsionada pela necessidade de manter um relacionamento harmonioso entre as instituições, grande imprensa e seus stakeholders[1], visto que a informação na modernidade passou a ser um bem precioso.

Dentre as funções dos assessores estão:

- Relacionamento com a mídia
- Criação de materiais e ferramentas de comunicação
- Elaboração de ações estratégicas de interação com os públicos interno e externo
- Gerenciamento de crises.

Na verdade, concluímos que tanto o profissional de Relações Públicas quanto o Jornalista são capazes de gerenciar a comunicação de uma empresa. Contudo, em termos de formação, o jornalista é mais preparado para a comunicação externa e o RP para a interna.

• Tipos de Comunicação Empresarial

- Interna

• Pessoal
• Campanhas (vacinação, dias das mães, dia da mulher etc)
• Informes institucionais
• Revistas e jornais internos
• Televisões e rádios internos
• Mídia Eletrônica (SMS, Intranet, E-mails)

- Externa

• Campanhas
• Revistas externas direcionadas ao público
• Vídeos Instituicionais
• Notas Oficiais à Imprensa
• Sites / Mídias Sociais

 • Referências Bibliográficas

BUENO, W. da C. Novos contornos da comunicação empresarial brasileira. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, Umesp, v.16, 1989. DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações Públicas e Modernidade, Novos Paradigmas da Comunicação Organizacional. São Paulo: Summus, 1997.

CHINEM, Rivaldo. Assessoria de imprensa – como fazer. São Paulo, SP: Summus Editorial, 2000. 

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Thompson, 2002. 

WUNDERLICH, Soraya Brandão. Crise: Antecipe-se, você pode ter que gerenciar uma. A diferença de resultados entre as empresas que trabalham a crise como possibilidade e as que improvisam. Trabalho de conclusão de pós-graduação em Comunicação Empresarial, Universidade Estácio de Sá, junho 2010. Raphael Saavedra

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